9.4.06

Cof! cof! Importa-se de apagar o cigarro? Estou a jantar!

Foi com imenso prazer que na semana passada ouvi uma determinada noticia na televisão (da pouca que tive opotunidade de ver esta semana!) !Ouvi que iam (finalmente!!) proibir os fumadores de fumar em locais fechados. José Socrates quer que, em 2007, entre em vigor uma nova lei do Tabaco que, entre outras coisas, inclui a proibição de fumar em locais fechados, a retirada das máquinas de venda de tabaco da maior parte dos locais, a inclusão de imagens chocantes nos maços de tabaco e a proibição de venda de tabaco a menores de 18 anos (retirado do site da Agência Financeira).

Este facto alegra-me porque odeio ir a uma discoteca (já não digo a um restaurante porque quando fumam ao pé de mim ponho-me a tossir e as pessoas acabam por apagar o cigarro... :-)) e estar a respirar aquele fumo e chegar a casa com as roupas a cheirar a tabaco... Ou vai tudo para lavar ou tem de ficar a arejar durante uma semana, e mesmo assim...

Apesar de saber que fumar é uma opção e que devemos respeitar as opções dos outros também os fumadores devem saber que "a minha liberdade acaba onde começa a dos outros" e por isso deviam ter noção dos sítios onde fumam..

Vários sectores estão preocupados com a publicação oficial desta lei... A restauração, a indústria tabaqueira... Preocupados com a descida no consumo do tabaco, com a descida da permanência nos bares e restaurantes... Talvez um bocadinho de egoísmo sabendo que cancro dos pulmões (muitas vezes causado pelo tabaco) é uma das grandes causas de morte em Portugal...

Na minha opinião, esta lei TEM de ser posta em prática (não digo apenas publicada) porque vai permitir aos não fumadores deixarem de ser fumadores passivos (o que os prejudica imenso visto que os fumadores activos têm a protecção do filtro, acho eu)...

Não acham que tenho razão?

Um beijo..

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial