29.7.06

Falta de tempo / Exames

Tenho um pedido de desculpas a fazer:

Àqueles que lêem o meu blog com alguma assiduidade (eu sei que é chato!)...

Eu sei que me desleixei um pouco na minha crítica às questões do dia-a-dia, mas comecei (com muito orgulho!) a estagiar numa rádio da minha cidade e já não tenho tanto tempo (apesar de passar ainda mais tempo na internet, mas isso são ossos do ofício...!)! De qualquer forma há um assunto que já tem uns dias, mas que mesmo assim sinto necessidade de falar...

Os exames nacionais deste ano foram a fonte de uma grande polémica...

Por um lado, ouvem-se críticas à Ministra da Educação, por outro, e apesar da culpa em parte assumida, ouvem-se pais e sindicatos a querer atirar aos leões uma Ministra, que está, no meu entender de leiga, a tomar algumas medidas eficazes (nem todas, mas ninguém é perfeito...).

A verdade é que os exames com erros (esta é a informação que recebi dos media), foram um acontecimento que denegriu a imagem das pessoas que fazem os exames (mais directamente da coitada da Ministra que não tem o curso de Física e Química), e que me espantou... Eu não sei, mas parto do princípio que são vários professores a elaborar um exame... Como é que nenhum deles se apercebe que o exame tem erros? (ouvi nalgum lado que isto seria uma tentativa de provocar a demissão da Ministra, mas não quero acreditar nessa teoria)

Outro ponto, alguém alguma vez teria de sair prejudicado quando se mudassem os programas... Apesar de estes novos programas terem alguns erros, tudo tem de ser aperfeiçoado... Nada é perfeito à primeira...

Bem, mas apesar do assunto que me fez escrever ter sido o dos exames, a questão em concreto foi a atitude de uma associação qualquer de pais...

Foi provado que aqueles exames tinham erros. Repetiram-se os exames. Até aqui tudo bem, foi justo. Mas quando essa dita associação, ou lá o que era, decide dizer que deviam ser repetidos todos os exames é que me espantei um pouco... Estão com certeza a gozar ou têm filhos burros...

Eu também já fiz exames nacionais, tive umas notas abaixo do esperado (talvez devesse ter estudado mais!), mas os meus pais não foram para os media dizer que eu os deveria repetir... Que grande lata... Repetir exames que não tinham qualquer erro porquê? Porque os meninos não conseguiram aquela nota? Pois é, é que com os exames nacionais não se conseguem "fabricar" notas boas... Ou se sabe ou não se sabe... (claro que há sempre os critérios mais pessoais de cada professor, mas contra isso não se pode fazer nada...)...

Foi com isto que fiquei chocada, talvez até mais que com os erros nos exames...

Será normal? Mas o que é que os filhos deles são a mais que eu para poderem repetir exames?

Um beijo..

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial