16.2.06

Protestos Estudantis


Sempre me espantaram os protestos estudantis...

Já quando eu era estudante nos diziam para fazermos greve, para faltarmos ás aulas com o aliciante convite de um pequeno texto colado a um preservativo (normalmente zigzag e que dizem não oferecer nenhum tipo de segurança)...

Quase nos obrigavam, nos faziam sentir mal se não fossemos...

Ainda me lembro de uma das muitas vezes em que marcaram greve... Concentraram-se à porta de um bloco e faziam aquela pressão para não deixarem as pessoas entrar... Quem entrava era assobiado... Admito que a pressão para não entrar era grande, mas para entrar era ainda maior... Simplesmente porque não me identificava naquelas greves que eram convocados por estudantes fracassados, com mau aproveitamento escolar, que faziam tudo para faltar às aulas...

Algumas greves tinham lógica... Mas outras... Havia sempre um mote, as aulas de educação sexual e depois eram as propinas... Que eram altissimas... A verdade é que quem pedia as aulas de educação sexual não era capaz de tratar este tema nas aulas... Riam, gozavam de quem perguntava... Essas pessoas são, infelizmente para eles, totalmente vazias de ideias próprias que tenham alguma utilidade e qualidade...

Bem, mas continuando na minha história...

Acabei por entrar (assobiada claro!) mas contente por ter enfrentado a multidão de ignorantes... Foi esperar 5 minutos (talvez nem tanto!) para estarem todos dentro da sala a chamar-nos nomes... Mas a coragem deles? E os valores? Desapareceu com a falta de suporte...

Bem, tudo isto para dizer que apoio as greves, mas não apoio greves destas... De alunos ocos... Que se revoltam por, segundo a Siconline por "falta de educação sexual, os exames nacionais no 9º, 11º e 12º anos e a nota mínima de 9,5 valores exigidas nessas provas".

Por favor meus senhores e senhoras... Educação sexual? Uma velha luta... Será que vale mesmo a pena?? Exames Nacionais no 9º, 11º e 12º? Concordo totalmente... A triagem tem de começar cedo... E quem reclama destes exames são aqueles que não gostam de trabalhar... Nota minima de 9,5 vlores? Mais uma medida com a qual concordo totalmente!! Qual é a lógica de alunos entrarem na universidade com notas inferiores a este valor no exame?? Quem tem nota negativa normalmente chumba. Por isso isto é normal!!

Temos de aumentar a educação deste país, e não é através de facilidades que o faremos.

Um beijo..

12.2.06

Tempo...



Bem, eu sei que tenho andado um pouco desaparecida...

A verdade é que eu acho que ninguém vê o meu blog... Mas não faz mal!!!

Hoje vou falar sobre o tempo! Pois é, está um calor esquisito por aqui (como dizem amigos do centro do país!!)... Não, na verdade não vou falar do frio ou do calor, mas dos 86400 segundos que temos todos os dias para gerir da melhor forma.

Às vezes na nossa vida somos obrigados a fazer escolhas, a racionar o tempo... E isso é muito mau, mas obrigatório, mas há alturas em que temos tempo, tempo de sobra, tornamo-nos milionários do tempo... Ouvi esta expressão num programa de rádio hoje e adorei!! A verdade é que quando nos tornamos milionários a coisa é muito boa, mas para mim não... Porque eu gosto muito de comunicar, estar com os outros...

Bem, mas isso não interessa...

Nós, humanos, gerimos muito mal o nosso tempo (nem todos claro!) e normalmente fazemos metade das coisas que podemos fazer!!

Eu acredito que uma gestão do tempo eficiente torna a nossa vida melhor.

O Expresso tem algumas dicas para uma boa gestão do tempo:

> O tempo de trabalho é organizado em função das prioridades e das obrigações. O essencial é saber gerir o tempo eficazmente de forma a atingir o equilíbrio entre as responsabilidades profissionais e a dedicação à vida pessoal.

> Elaborar um plano de todas as actividades é o primeiro passo para uma gestão do tempo. Há que ter em conta os possíveis contratempos e por isso é necessária precaução. Deve adaptar sempre o tempo tendo em conta o método de trabalho e sempre com uma margem de segurança para eventuais imprevistos.

> A gestão do tempo para além da vida profissional passa também pela vida pessoal. O plano do tempo deve cobrir todo o dia e não somente as horas de trabalho. Deve incluir os momentos que dedica a si próprio, à sua família e aos seus amigos.

> Os trabalhos de maior dimensão necessitam de muito mais tempo. O ideal é definir e planear etapa por etapa até ao resultado final.

> Importa salientar também que trabalhar demasiadas horas sem qualquer tipo de gestão do seu tempo acaba por destruir lentamente o equilíbrio indispensável entre trabalho e vida privada e afectar gravemente a saúde.


Depois de algumas dicas, espero que todos nós possamos gerir melhor o nosso tempo e desfrutar de vida de uma forma diferente!!

Um beijo...