Olá!!!
Vou dizer-vos algumas das coisas que por aqui chamam a atenção em termos de informação ou de acontecimentos que não sejam propriamente informação!!
Assim, em termos de actualidade
- Espera-se o alteração do Estatuto de Castilla y León (algo sobre a capacidade que a Comunidade tem para tomar certas decisões!)
- Dña.Letizia e Principe Filipe esperam a sua segunda filha! O Hospital está pronto, a tribuna para a imprensa montada... Só falta mesma a criancinha!! :P
- Espanha está em alerta amarelo com a ETA. Depois da detenção de 11 membros do Comando Donosti, diz-se nos jornais que existem já 2 comandos itenerantes (grupos de pessoas que vivem numa cidade mas que se deslocam para levar a cabo os atentados) a "passear" em Espanha. A maioria dos altos cargos políticas estão outra vez com segurança pessoal ao máximo e em alerta...
- Real Valladolid sobe à Primeira Divisão na próxima jornada, na seguinte ou na a seguir a essa, ou seja, se sobe contra o Tenerife ou o Murcia porque ninguém acredita que se fique para a terceira jornada!
- Zapatero diz que bebe café a 0,80€, e o resto da Espanha diz que de certeza que não é ee que os paga... A resposta foi dada num programa chamado "Pregunteme usted" em que lhe perguntaram além de coisas como o Estado da Economia, o porque de certas decisões, quanto custava um café... E a resposta foi 0,80€... Foi a abertura de todos os telejornais e jornais do dia! :)
- A Economia espanhola está em crescimento!
E estas sao as mais recentes, mais uma que queria referir foi o "escandalo" De Juana Chaos, como lhe chamariam em Portugal.
De Juana Chaos é um membro da ETA. Num dos seus atentados atou 25 espanhois e nunca mostrou qualquer sinal de arrrependimento. Entretanto, entrou em greve de fome e pedia que lhe absolvessem a pena (que era já por outras coisas que não o atentado, essa já a tinha cumprido...)... O caso é que toda a Espanha odeio De Juana Chaos pelo atentado e pela sua atitude sempre arrigante (isto foi o que li...) e Zapatero decidiu que ele acabaria de cumprir a sua pena em casa, com pulseira electrónica e um policia à porta a fazer turnos de 8 horas pagos também pelos familiares das vitimas... A questão deu motivos de conversa porque a decisão foi tomada pessoalmente por Zapatero. Até alguns dos membros do governo se mostravam contra esta decisao, além de toda a opinião publica.
Bem, foi um resuminho! :-)
Um beijo..